Você já sabe que ter uma boa network (ou rede de relacionamentos pessoais, como queira) é muito importante para expandir suas oportunidades de negócios, certo? E como você faz para administrar essa rede de contatos? Será que você se mostra presente e aciona essas pessoas com uma certa freqüência buscando novas oportunidades?
Na área comercial, nós acabamos por conhecer muitas pessoas que podem nos abrir boas oportunidades porém é comum priorizarmos somente aqueles contatos diretamente comerciais, isto é, prospects em potencial. Claro, - você pode pensar - preciso investir meu tempo onde realmente posso vender.
Você precisa cuidar da sua network assim como você cuida de seus prospects diretos. Da mesma forma que você registra no seu sistema crm que ficou de ligar para o prospect na semana que vem para agendar uma visita, você também deveria ter um controle no seu crm para manter uma periodicidade de contato com seus principais relacionamentos de mercado. Isso não quer dizer que você deva estar sempre dizendo algo como “Ei, fulano, lembre que eu existo! Tem algum negócio bom aí pra mim??”. Não, decididamente não é isso. Assim você vai se passar é por chato.
Dizer que vai dar uma passadinha na empresa dele para tomar um cafezinho também é uma coisa que pode incomodar, afinal tempo é artigo de luxo hoje em dia. Agora, é provável que nenhum conhecido seu se chateie de receber periodicamente uma rápida ligação sua para contar alguma novidade, parabenizá-lo sobre uma matéria no jornal que fala sobre a empresa dele ou ainda para convidá-lo para um almoço numa dessas associações empresariais.
O importante é mantermos um contato educado e rápido, porém com uma certa constância. Assim, se aparecer uma oportunidade, pode ter certeza que ele vai lembrar de você e lhe terá sempre como uma pessoa agradável de conversar.
E você, indicaria uma oportunidade para alguém agradável que você vê de vez em quando e que ainda lembra de você de tempos em tempos?
Leandro Ribeiro Ceccato
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