Quando se fala em produtividade na área comercial, é necessário analisar vários aspectos, desde a qualificação do mercado a ser atingido, a técnica de prospecção, a estratégia de cada etapa do funil de vendas, enfim, a lista vai longe. Mas de nada adianta termos diversas dessas qualidades que estão representadas no perfil daquelas pessoas vistas como "boas de vendas" se ela não tivermos uma certa disciplina para direcionar a utilização do nosso tempo no dia-a-dia.
Eu gosto de dividir o tempo do vendedor consultivo em três principais momentos: ou ele está visitando clientes, ou está na sua empresa fazendo os recontatos programados para o dia ou está prospectando novos negócios. Claro que existem outras atividades envolvidas na rotina do vendedor e que dizem respeito aos negócios que ele está conduzindo, porém, se o vendedor quer ter um funil de vendas turbinado, com um bom volume de negócios, ele deve focar nessas três principais atividades.
O compromisso mais importante do dia é a visita agendada no cliente. Aqui não temos o que discutir. A visita está marcada? Ótimo, corra para o cliente. Vendedor tem que estar presente no cliente, seja ela uma primeira visita ou uma condução do processo de venda.
Se o vendedor não tem visita agendada no momento, ele deve priorizar os contatos que ficaram pendentes, seja através de email ou telefone. Nenhum negócio pode estar no limbo, sem data de recontato.
Agora, se o vendedor não está em cliente e já fez todos os recontatos programados (e não vá esquecer de nenhum deles!) então está sobrando tempo e o vendedor deve focar na busca de novos negócios. Pode ser identificando potenciais clientes em listas de associações, catálogos de feiras, revistas com publicidade de empresas do seu segmento, pesquisas na internet, etc... O vendedor precisa ter na cabeça, de forma bem clara, os principais locais para localização de novos prospects. E correr atrás para que seu funil de vendas esteja sempre com um número adequado de negócios que suporte sua carga horária de trabalho e que atendam as metas da empresa.
Claro que também temos que dedicar um tempo a leitura de notícias do nosso mercado, visitação de sites da concorrência e outras atividades que vão ajudar na nossa produtividade, mas meia-hora por dia é mais que suficiente para isso.
Conforme o andamento dos primeiros contatos do vendedor com seus prospects, vai chegar um momento em que ele vai começar a lotar sua agenda com visitas. Ótimo! É isso que queremos. A partir daí, talvez comece a faltar tempo até para contactar aqueles clientes que já estavam em andamento. Bom, aí sim o vendedor pode parar temporariamente de abrir novos negócios, senão ele não vai fazer nem uma coisa nem outra corretamente.
Para um melhor controle da sua carteira de negócios e do volume de oportunidades, é imprescindível que o vendedor trabalhe com uma metodologia baseada num funil de vendas, personalizado para o seu perfil de venda.
Pois bem, fica então a dica para quem quer fazer render: foco nos 3 tempos do vendedor!
Leandro Ribeiro Ceccato
Diretor comercial da Site Express e especialista na implantação de processos de venda através da ferramenta de CRM S-Mark.
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