Você já teve a sensação de ter um portfólio de produtos ou serviços muito restrito para oferecer a uma pessoa que você conheceu e que tem potencial para lhe abrir excelentes oportunidades?
Pois é, já aconteceu comigo de conhecer pessoas que seriam excelentes “abre-portas” ou até mesmo potenciais clientes e que, no momento em que abri meu “paletó de produtos” para ver como aproveitar melhor aquele relacionamento conquistado, constatei que não tinha uma oferta de negócio a altura. Nesses momentos, nos damos conta de que o nosso foco foi dirigido somente até o horizonte do nosso olhar e esquecemos que as oportunidades podem sim cair no nosso colo mas temos que fazer a nossa parte. Devemos ter o que oferecer para participarmos dessa oportunidade. Temos que enxergar mais longe e construir a imagem da grande oportunidade para que, quando ela chegue, saibamos a melhor forma de aproveitá-la.
Concordo com a diretriz do foco numa determinada fatia de mercado. Quando tentamos atingir todos os públicos, nos mais diversos portes econômicos, muitas vezes não criamos um discurso adequado nem para um nem para outro. Quando focamos um público, passamos a conhecer melhor as necessidades, receios, idéias e outros comportamentos que tendem a se repetir em mercados segmentados. Conhecendo nosso futuro cliente, sabemos como atender suas necessidades, podemos ir direto ao ponto e ouvir do cliente: “Gostei de conversar com você pois sinto que você conhece bem o meu mercado e minhas dificuldades.”.
Horizontes abertos! Sim, esta é a chave do sucesso. Não importa o que você venda, se você vender mais, você ganhará mais. Porém, você deve ter na ponta da língua a resposta para a seguinte pergunta: “Na minha área de negócios, que tipo ou formato de negócio poderia me tornar rico?”.
Sonhe com a grande oportunidade de negócios que mudaria a sua vida. Pense no que você faria se tivesse a oportunidade de se relacionar com pessoas que conduzem grandes negócios mesmo que não sejam diretamente potenciais clientes para o seu produto. Descubra como transformar grandes relacionamentos em janelas para grandes oportunidades.
Se você se habituar a pensar grande, mesmo que o seu dia-a-dia seja o tradicional “feijão com arroz”, você vai se preparar para o momento em que a grande oportunidade surgir.
E se você mirar somente na venda “feijão com arroz”, adivinhe o que você vai comer amanhã?