Ás vezes você sente que está atirando para todos os lados, numa busca frenética por fechar algum negócio, porém sem chegar ao resultado esperado?
A primeira coisa a fazer nesses momentos é se organizar e fazer uma “foto panorâmica” dos seus negócios. Isto é, você precisa ter uma visão bem global e sem entrar no detalhe de cada negócio. Você precisa rever sua estratégia.
Visualize uma relação de todos os negócios em andamento (relatório Funil de Vendas), ordenados pela fase do funil. Veja se existem muitos negócios antigos, daqueles que não evoluem há muito tempo. Dê um jeito neles, isto é, contate o cliente e faça um “ou vai ou racha”. Existem negócios em fase adiantada, próximos de fechamento? Muitos? Você está fazendo o acompanhamento prioritário devido ou está esperando o cliente vir atrás? Mas veja lá, também não é o caso de ligar todo dia para o cliente e atordoá-lo.
Existem negócios novos abertos recentemente? Muitos ou poucos, o que restringiria sua chance de negócios futuros?
Enxugue o seu funil de vendas, isto é, renove-o tirando ou jogando para contato bem futuro aqueles negócios que não evoluem. Foque nos negócios adiantados. Se for o caso, abra novos negócios para oxigenar seu funil.
Defina uma estratégia, inclusive estabelecendo os segmentos que você vai prospectar e quais as fontes (catálogos, sites, revistas,...) que você vai utilizar para buscar novos prospects.
Lembre-se que o vendedor normalmente tem três tempos: ou ele está visitando clientes, ou está na sua empresa fazendo os recontatos programados para o dia ou está prospectando novos negócios. Quer vender? Foque em produtividade!
Boa sorte e ótimos negócios!
Leandro Ribeiro Ceccato é diretor comercial da Site Express e especialista na implantação de processos de venda através da ferramenta de CRM S-Mark.